sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revolução Industrial: mocinha ou vilã?
                A revolução industrial teve um papel muito importante para chegarmos onde estamos hoje. Sem sombra de dúvida ela fez com que a busca por melhorias em vários campos como tecnologia, saúde, educação e etc, fosse alcançando os avanços que já vimos e vivemos e continuamos presenciando a cada segundo de nossas vidas.
                Mas será mesmo que todos esses avanços nos tem sido benéficos e tem nos trazido vantagens nos dias atuais?
                A substituição da manufatura pela maquinofatura levou a um grande número de desempregados. Por outro lado baixou o preço das mercadorias e acelerou o ritmo da produção, proporcionando preços mais baixos para os produtos fabricados e assim a um maior consumo pela população.
  A invenção da locomotiva diminuiu o tempo gasto pelas pessoas e mercadorias para se deslocarem de um lugar a outro e ainda baixou os custos para tal.
                As fábricas no início da revolução não apresentavam os melhores ambientes de trabalho para seus colaboradores. Na grande maioria das vezes esses lugares eram mal iluminados, abafados e sujos o que traziam vários problemas de saúde para os empregados. Os salários pagos eram muito baixos e chegava-se a empregar mulheres e crianças.  Não havia direitos trabalhistas como férias, folgas, décimo terceiro salário, auxílio doença ou outro benefício. Hoje tudo isso mudou. Os trabalhadores tem seus direitos mas também conhecem seus deveres, a pesar de muitas vezes acharem que tem mais direitos do que deveres.
                Os níveis de poluição ambiental, sonoro e visual aumentaram, o que hoje é visto como fatores desencadeantes de doenças a exemplo do estresse físico e mental. Isso sem falar nos altos níveis de poluentes lançados todos os dias na atmosfera, pelas fábricas, o que tem acarretado o aumento do buraco na camada de ozônio e conseqüentemente a variações climáticas que são vistas e sentidas atualmente.
                O êxodo rural levou ao aparecimento de várias empresas responsáveis pela construção de moradias para a população. O crescimento dessas empresas e conseqüentemente o aumento da concorrência entre elas levou a barateamento do valor dos imóveis, beneficiando assim o consumidor. Mas não podemos deixar de falar que esse mesmo êxodo levou ao desmatamento desordenado de áreas de matas virgens.
                Hoje fala-se muito em desemprego, mas será mesmo que faltam vagas ou o que faltam são pessoas qualificas para assumirem as vagas oferecidas?  As empresas estão a procura de pessoal qualificado para assumirem vagas  que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades.
                Precisamos nos comprometer com os outros, e com nós mesmos , para que os pontos negativos já presenciados desde o início da revolução até os dias atuais sejam atenuados para que as gerações futuras sofram menos impactos.  E esse mesmo comprometimento precisa ser repassado para que num futuro, talvez um pouco distante,  possamos olhar para trás e vermos que em cada mudança ocorrida existe um pouco de cada um de nós. Pois quando cada um fizer a sua parte independente do outro fazer ou não existirá uma nova consciência e aí virão as mudanças que tantas vezes falamos e pouco nos comprometemos para que elas aconteçam.
elaborado por: Wandick, Juliana, Renata, Gabriela e Karolina.

Um comentário:

  1. Renata, Karolina, Gabriela, Wandick e Juliana,
    Parabéns pelo trabalho realizado!
    Um forte abraço,
    Prof. Daniel Angotti
    Curso de ADM
    Universidade de Uberaba

    ResponderExcluir